sábado, 21 de setembro de 2013

OS DESEJOS E AS METAS EVOLUTIVAS

Não tenha como meta os desejos, pois eles podem atrapalhar sua evolução.
Procure manter o objetivo de crescer em tudo aquilo que pode lhe conceder aceleração no processo de libertação da esfera do sofrimento.
Se você objetiva a realização dos seus desejos relacionados ao mundo material ficará preso num círculo vicioso composto por etapas que o mantêm acorrentado a situações que adiam sua liberdade. O desejo envolve o ato de querer, ao querer é preciso fazer planos para a obtenção do seu objeto do desejo, neste processo é possível ficar frustrado por não conseguir, ou é possível que se obtenha o que se quer, e neste caso a saciedade pode gerar o vício e isto lhe manterá atado à renovação deste ciclo indefinidamente. É por isto que devemos objetivar aquilo que causa benefícios ao espírito, e cuja renovação e ampliação só nos fazem crescer. E são objetivos como a prática do bem, o estudo, a realização de atividades saudáveis e meritórias, que devem ser levados em conta no processo de afeiçoamento às nossas ações.
Agir em relação a algo que leva à doença, à desagregação da família, ao desvio das boas práticas e boas rotinas é algo que precisa ser repensado, para que se possa chegar à decisão de uma mudança de rumo.
Pode não ser fácil para quem já está muito envolvido com práticas viciantes, mas com um pouco de perseverança e reflexão é possível chegar a profundas conclusões sobre a necessidade de uma mudança de conduta.
Há que se desenvolver o gosto por tudo aquilo que é saudável e que te faz bem, tanto do ponto de vista material quanto espiritual, mas com certeza ambos os aspectos estão interligados.
De tal forma que se não temos o gosto pelo estudo e pela reflexão, devemos fazer um esforço repetido, para ir desenvolvendo esta prática. Preciso será ter um contato com o livro, e depois outro, e prosseguir na manutenção dessa rotina. O mesmo pode-se dizer para a prática da caridade, da oração, de tudo que proporciona um contato com nosso “eu superior”, o sentimento de expansão mental e emocional, sensação de dever cumprido... Tudo isto é para o nosso bem, e precisa ser buscado com perseverança, para que possamos dar mais alguns passos importantes no contexto de nossa evolução espiritual.

Luz, paz e amor

Targon Darshan.


Segunda parte: http://targondarshan.blogspot.com.br/2013/09/os-desejos-e-as-metas-evolutivas-parte-2.html

3 comentários:

Geovane Novaes disse...

Muito bom o texto faz um reflexão muito grande com o ser consciência e transição com caminho e a verdade do ser.
Gratidão,
Namastê

Geovane Novaes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Targon Darshan disse...

Obrigado por sua participação Geovane Novaes. Que sejamos fortes para cumprir com nossas metas evolutivas.